INSUL'ARTS
SOBRE
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS
DA ARTE INCLUSIVA -
DANÇANDO COM A DIFERENÇA
A Dançando com a Diferença é uma estrutura financiada por República Portuguesa - XXIII Governo / Direção-Geral das Artes (2023 - 2026), Governo Regional da Madeira e Câmara Municipal do Funchal. É companhia residente no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e projeto residente no Teatro Viriato, em Viseu.
MISSÃO
A Dançando com a Diferença tem como sua missão central a promoção da Inclusão Social e Cultural através da Dança Inclusiva.
Desde 2001, esta estrutura leva a cabo diferentes iniciativas promovidas pelo seu Diretor Artístico e criador do conceito Dança Inclusiva, Henrique Amoedo.
Destaca-se a construção de um repertório reconhecido, junto de artistas de relevo nacional e internacional, colocando-os num processo de primeiro contacto com o mundo da inclusão e motivando o reconhecimento amplo da presença de corpos e habilidades diferenciadas no mundo da Dança Contemporânea.
Destaca-se a construção de um repertório reconhecido, junto de artistas de relevo nacional e internacional, colocando-os num processo de primeiro contacto com o mundo da inclusão e motivando o reconhecimento amplo da presença de corpos e habilidades diferenciadas no mundo da Dança Contemporânea.
O trabalho de aproximação, permitiu à Associação impulsionar a modificação da imagem social das pessoas com deficiência e conquista espaços para a diversidade no universo profissional das Artes Contemporâneas; permitindo, através de apresentações públicas, formações, residências e workshops, trazer aqueles que se encontravam nas margens, para o centro da atividade artística e cultural.
A sua atividade profissional, juntamente com a construção de uma equipa dinâmica e multifacetada, tem vindo a permitir à estrutura o cumprimento dos diferentes objetivos que marcam a sua essência, como o desenvolvimento do potencial criativo, produtivo e a valorização profissional dos grupos inclusivos; estimulando a evolução das sociedades no sentido da valorização e não discriminação das pessoas com deficiência e marginalizadas socialmente, com a sua inclusão nos mais variados setores sociais.
HISTORIAL
Surgido em 2001 na Região Autónoma da Madeira (RAM) , a Dançando com a Diferença, inicialmente um projeto e mais tarde uma Associação, tem-se destacado nacional e internacionalmente pela promoção, aplicação e disseminação do conceito de Dança Inclusiva. Atualmente representam uma marca forte e de renome no panorama nacional e internacional graças à difusão de um trabalho cultural inovador que envereda por uma estética diferente e de excelência.
Sob a Direção Artística de Henrique Amoedo, criador do referido conceito em sua dissertação de mestrado no ano de 2002, o grupo artístico (de índole inclusiva) tem sido pioneiro nos palcos portugueses. Desempenha um papel significativo no âmbito europeu no que toca a Inclusão de pessoas com e sem deficiência no meio artístico, apresentando ao público trabalhos reconhecidos pelo público e pela crítica especializada.
São sem dúvida alguma, internacionalmente aclamados como um dos grupos que mais tem contribuído para o reconhecimento das capacidades estético-artísticas de uma companhia que tem no seu elenco pessoas com e sem deficiências. No seu repertório conta com criações de diferentes coreógrafos, algumas dos mais importantes criadores contemporâneos.
Sessenta cidades e vinte e cinco países, entre a Europa e a América, já tiveram a oportunidade de receber os espetáculos, workshops, conferências e/ou outras ações no âmbito da Dança Inclusiva, promovidas através do Dançando com a Diferença. Mesmo tendo como foco primordial as atividades artísticas, os aspetos educativos e de apoio terapêutico são sempre relevados, em todas as ações promovidas por esta entidade que também pretende disseminar as suas boas práticas de inclusão através da arte de dançar.
A inovação e a ousadia, entre tantas outras, são características da Arte Contemporânea e consequentemente estão presentes no trabalho deste grupo e da entidade que o representa, a Associação dos Amigos da Arte Inclusiva - Dançando com a Diferença (AAAIDD).
Anualmente, entre as suas atividades, realiza workshops com professores convidados; acolhe coreógrafos nacionais e internacionais em períodos de residência para criação das suas obras para o repertório do Dançando com a Diferença; esporadicamente recebe artistas em Residência Artística para a criação de obras próprias; circula com as suas obras coreográficas pelos territórios nacional e internacional; produz o Encontro Internacional de Arte e Acessibilidade (ENCLUDANÇA), festival distintivo pelo enfoque nas temáticas contemporâneas da criação artística na arte e as suas relações com a acessibilidade; mantém uma estreita relação com investigadores e artistas visando o aprimoramento e difusão dos conceitos de base nas suas ações; trabalha pela valorização e inserção laboral de pessoas com deficiência, no universo das artes; realiza formações e serviços de consultadoria em Dança Inclusiva para entidades externas e desenvolve projetos especiais na comunidade para disseminação do seu conceito e metodologias.