INSUL'ARTS
PENSAR A INFÂNCIA: EU, A CRIANÇA E A FAMÍLIA
Pensar a Infância: Eu, a criança e a família" é um ciclo de conversas no âmbito da atividade “Eu e a criança”, integrada no projeto INSUL’Arts e dinamizada pela Companhia Dançando com a Diferença.
Partindo da partilha de exemplos pessoais e das práticas experimentadas nos seus percursos profissionais, as oradoras convidarão o público a refletir – num processo dialético e que agregue todas as partes envolvidas – sobre o impacto que o contacto com as práticas, processos e criações artísticas poderão ter no desenvolvimento infantil e de como poderá reverberar ao longo de todo o ciclo vital (quer seja nos indivíduos, nas suas redes de suporte e nas comunidades em que se inserem).
Sobre o evento e as oradoras
Quando?
Sexta-feira, 01 de março de 2024 (17h30 às 19h30)
Sábado, 02 de março de 2024 (10 às 12h)
Sábado, 02 de março de 2024 (14 às 16h)
Onde?
Estúdio Dançando com a Diferença / Armazéns do Mercado
Rua do Hospital Velho, 28 – Informações: +351 92 706 9966
Sobre o "Eu e a Criança"
O "Eu e a criança" é uma atividade dedicada à formação e criação de novos públicos no âmbito do trabalho artístico e cultural dedicado à infância. Esta atividade inicia-se em 2021 pretendendo acompanhar toda a duração do INSUL’Arts quer seja por meio presencial com residências na Região Autónoma da Madeira, quer seja por meio digital através de plataformas de comunicação como SKYPE e ZOOM, quer seja com a criação e desenvolvimento de uma plataforma específica para a partilha de conteúdos gráficos, vídeo e teóricos associados a esta atividade.
Esta atividade será organizada e coordenada pela Dançando com a Diferença, contando com a colaboração de Siri Dibwyk, Diretora Artística da DibwykDans, que tem como objetivo dar início a um processo de aprendizagem e formação que vocacione artistas locais, professores, educadores e outros interessados para o ramo das artes para a infância em contexto escolar e familiar.
Entre 2021 e 2024, “Eu e a Criança” pretende organizar diversas formações dedicadas à compreensão da importância das artes no desenvolvimento da criança; workshops dedicados à prática musical, teatral, dança e artes plásticas; Compreensão sobre a função da tecnologia nas artes e no estimulo ao desenvolvimento infantil; Capacitar os participantes para a criação de pequenas mostras públicas e privadas dos trabalhos desenvolvidos em contexto formativo e contexto aula no caso de profissionais da área educativa.
As famílias e as crianças também serão envolvidas nesta atividade e terão momentos dedicados à construção de uma relação entre as crianças, os seus pais e o consumo artístico, através de iniciativas e formações que estimulem esta práticas no contexto familiar.
Esta atividade pretende a construção de um vínculo de longa duração com os artistas da Região Autónoma da Madeira, pretendendo-se que mantenha a sua continuidade após a vigência do INSUL’Arts.